Olá
pessoal!
Bom, eu
estou cursando o sexto semestre mas já estou em clima de monografia, uma vez
que pretendo formar um pouco antes, então falarei um pouquinho sobre esse
"terror dos graduandos" que é esse trabalho de conclusão de curso. Uma das etapas mais importantes desse processo de
formação superior é a elaboração da Monografia ou em alguns
casos do TCC (Trabalho de Conclusão do Curso). O primeiro passo fica por
conta da elaboração do pré-projeto em que nós alunos devemos propor a
problemática a ser estudada. Também é necessário explicitar os passos
metodológicos que serão seguidos e deverá ser feita uma coleta de dados para
encontrar as melhores referências para o seu trabalho.
Em geral
a estrutura de um trabalho desses é composta pelos mesmos elementos que são:
Páginas
pré-textuais:
- Capa – Item Obrigatório
- Folha de rosto - Item Obrigatório
- Folha de aprovação - Item Obrigatório
- Dedicatória – Item Opcional
- Agradecimentos - Item Opcional
- Epígrafe – Item Opcional
- Resumo – Item Obrigatório
- Sumário – Item Obrigatório
- Lista de ilustrações – Item Opcional (somente se houver ilustrações em boa parte do trabalho)
- Listas de abreviaturas e siglas – Item Opcional
- Listas de notações – Item Opcional
Logo na
sequência desses itens vem os elementos textuais:
- Introdução – Item Obrigatório
- Desenvolvimento –Item Obrigatório
- Conclusão ou Considerações finais – Item Obrigatório (É necessário demonstrar que o trabalho de pesquisa chegou a algum lugar).
Também
existem os elementos pós-textuais:
- Referências bibliográficas – Item Obrigatório (as citações retiradas da internet também devem ser referenciadas seguindo a ABNT)
- Obras consultadas – Item Opcional
- Apêndices – Item Opcional
- Anexos – Item Opcional (Acrescenta bastante a qualidade final do trabalho, mas utilize apenas que haja algo realmente relevante para anexar)
- Glossário – Item Opcional (Trabalhos com termos técnicos como em áreas específicas como as Engenharias ficam mais fáceis de compreender com um bom glossário).
Todo o
Trabalho de Conclusão de Curso deve ser formatado dentro dos padrões do
ABNT.
As
medidas padrão de formatação do TCC são:
- Margem superior: 2,5 cm
- Margem inferior: 2,5 cm
- Margem direita: 2,5 cm
- Margem esquerda: 3,0 cm
- Citações: 1 cm (justificando à direita em itálico com a Fonte em tamanho10)
- Entre linhas, o espaço: 2,0 cm
- Tipo: Times New Roman (Fonte serifada)
- Fonte (tamanho): 12
- Formato de papel: A4
Não
esquecer que tudo deve estrar de acordo com a Normas ABNT.
- Elementos Pré-Textuais: capa, folha de rosto, dedicatória, agradecimento, epígrafe, resumo, listas e sumário.
- Elementos Textuais: introdução, desenvolvimento e conclusão ou considerações finais.
- Elementos Pós-Textuais: referências e anexos. Pode haver um glossário também, mas somente para trabalhos com muitos termos técnicos.
- Normas Monografia – Referências Bibliográficas.
Saber como definir tipos de pesquisa antes de começar o trabalho
é muito importante, e são divididas em 5 tipos: a pesquisa exploratória, pesquisa explicativa, pesquisa
experimental, pesquisa ação e Estudo de Caso.
Pesquisa
Exploratória
Nesse
tipo de pesquisa o estudante procura estudar determinado fenômeno ou situação
por meio de levantamento bibliográfico da área ou mesmo através de entrevistas
com profissionais desse segmento.
Pesquisa
Explicativa
Esse tipo
de pesquisa é utilizado para estudar uma determinada teoria que tenha como objetivo
explicar algum fato ou fenômeno. As reflexões a respeito da teoria são feitas
em grande parte dos casos através de um levantamento bibliográfico.
Pesquisa
Experimental
Um tipo
de pesquisa bastante utilizada nas áreas biológicas e que busca descobrir quais
são os fatores que desencadeiam em determinados fenômenos realizando uma
reprodução controlada da realidade.
Pesquisa
Ação
Um tipo
de pesquisa que é realizada quando mais de uma pessoa tem interesse de resolver
alguma questão. Pode ser feita para suprir alguma necessidade. Pesquisa
Descritiva - Trata-se também de uma pesquisa com cunho bibliográfico que busca
descrever um fenômeno, teoria ou fato.
Estudo de
Caso
Para
realizar esse tipo de pesquisa é importante ter um bom arcabouço teórico na
área abordada. Trata-se de fazer um estudo de um objeto de pesquisa restrito
buscando aprofundar as suas características e trazer algumas explicações sobre
o caso.
Esses
são tipos de pesquisa monografia, você poderá realizar qualquer um
desses no seu trabalho monográfico.
Encontrei uma matéria em um blog dizendo 10 coisas para não fazer durante a produção da sua monografia e amei e vou colocar aqui pra vocês, e deixarei o link do blog dele no final!
"1. Não
procrastine
Não adie
os processos, cumpra as etapas. Dividí-las de forma a organizar seu ritmo
de trabalho é essencial. Geralmente são 4 ou 5 meses de produção e o ideal é
gastar pelo menos 1 mês intenso apenas estudando e fichando os
pensamentos e trechos importantes para seu texto. Invista dois ou três meses
escrevendo tudo e o mês final para sua revisão pessoal, de amigos e ajustes
finais de sumário, índices e anexos. Sofri na pele por causa da minha preguiça,
e garanto que dá muito trabalho fazer tudo em menos de 1 mês. Alguns amigos
investiram 2 semestres trabalhando com cuidado.
2. Não
seja perdido
Saiba
exatamente onde você quer chegar. Pode ser que o processo mude, que a
metodologia faça você perceber que algumas coisas precisam tomar outro rumo.
Entretanto, tenha sempre em mente o problema a ser resolvido e o que você quer
provar com seu trabalho. Isso te ajuda a não perder o foco.
3. Não
queira falar sobre todas as coisas
Uma
consequência da recomendação número 2 é saber que você não precisa falar sobre
tudo. Afinal, lembre-se que muitas das teorias, conceitos, já foram expostos em
outros trabalhos de forma clara. Algumas vezes você vai precisar apenas
lembrá-los, em outras explicá-los, e, sempre, você terá de analisar
profundamente alguns autores. Mas, sobretudo, não seja prolixo. Um trabalho bem
sintetizado sem superficialidade ganha pontos extras na avaliação.
4. Não
brigue com a ABNT
É, todo
mundo odeia a Associação Brasileira de Normas Técnicas. Mas o bicho-papão é
menor do que aparenta quando a gente chega a um TCC. Se você teve o costume de
entregar artigos durante o seu curso, aproveite para organizar seu trabalho
seguindo as regras mesmo enquanto você escreve. Evite ao máximo deixar esses
detalhes para o final: você pode se deparar com uma imensa bola de neve a ser
corrigida.
5. Não
escreva sem estilo
Muita
gente acha que monografias, artigos e ensaios acadêmicos precisam ser
totalmente técnicos e com uma linguagem imparcial levada aos limites. Isso não
é verdade – até porque a imparcialidade é uma falácia. Mesmo que existam
exceções, saber escrever com estilo, de forma a conquistar o avaliador com sua
habilidade de argumentação, é uma virtude – especialmente em cursos da área de
humanas. Evitar a primeira pessoa é uma questão óbvia, mas saber quando lançar
a sua opinião em meio ao texto é algo importante. O seu orientador é o prumo
para descobrir quando você está exagerando neste sentido.
6. Não
brigue com o seu computador
Alguns
perdem trabalhos, outros (ou todos) têm problemas com a impressora. A verdade é
que a gente sempre põe a culpa nos softwares e hardwares quando nós somos os
manés. No meio do estresse e da correria, sempre esquecemos de duas coisas: (1)
fazer backup freqüente do arquivo principal. Lembre de todos os dias enviar o
.doc para seu e-mail; (2) verificar o funcionamento da impressora. Quando
chegar a época de imprimir, certifique-se que o seu aparelho não está
precisando de manutenção ou cartuchos novos. Isso evita muitos (repito, muitos)
perrengues. Uma nova alternativa para produção do trabalho é o Google Docs. Nele você
pode produzir o texto completo na rede e compartilhar com quem desejar para
leituras e comentários. Sem riscos de perdê-lo.
7. Não
escolha o orientador errado
Dois
caminhos para a escolha certa: ou você tem o suporte de um professor que
entende tudo do assunto que você vai abordar ou ele entende do tema sobre o
qual você ainda é capenga. Exemplo: você quer falar sobre Cinema Tailandês. Se
você sabe tudo sobre o cinema daquele país e nada sobre as bases teóricas que
te fundamentem, procure um orientador que te ajuda nas bases teóricas ou
vice-versa. Se ele sabe sobre as duas coisas, ótimo. Seja cuidadoso na escolha,
você pode ter sérios problemas. Independente de qualquer coisa, aprenda a não
depender totalmente dele. Afinal, é nesta época que você vai mostrar seu real
potencial enquanto pesquisador científico e sua habilidade na escrita. O orientador
está aí pra remover aquelas malditas arestas que atrapalham o processo.
8. Não
fique com apenas duas opiniões
A sua
opinião e a de seu orientador não são suficientes. Evite ao máximo ficar apenas
com elas. Conte com amigos que possam te ajudar em dois níveis: correção
textual e suporte no conteúdo do trabalho. Divida suas dificuldades na
fundamentação teórica com mais alguém que é da área, peça pra que ele leia o
texto. Isso é vital para descobrir se o seu trabalho é original, coeso e se
está coerente.
9. Não
seja desonesto
Em tempos
de copyleft ou Creative
Commons você precisa tomar cuidado. Plagiar textos ainda é uma
falta de honestidade sem tamanho. Não faça. Você pode ser descoberto por quem
menos imagina. Cite todas as fontes, não tenha medo de usar aspas. Saber fazer
citações de forma indireta (seguindo as regras) também é uma ótima virtude
nessas horas. Mas lembre, tudo tem que estar explicadinho na página de
referências.
10. Não
seja negligente
Estamos
falando do seu último trabalho acadêmico (caso você não faça uma pós). Trate-o
com carinho e faça com excelência. Isso ficará claramente refletido no seu
texto e será notado pela banca examinadora. Este trabalho pode se transformar
em artigos para publicação em periódicos da sua área, ou servir de referência
no seu curriculum (acadêmico ou não). Portanto, não fique na média."
Fonte: http://diversita.blog.br/
Aqui tem um modelo de monografia:
As Normas para elaborá-la:
E aqui algumas dicas!
Bom gente espero ter ajudado, ando lendo muito a respeito e bom, na teoria estou achando tudo bem tranquilo, espero conseguir fazer tudo certinho e ter um resultado melhor que o esperado, é isso galera, depois volto com mais novidades a respeito do TCC e etc.
abraços,
Queen B.

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